Por que fazer o
planejamento sucessório?
A TaxInnovation simplifica
para você
O que é Planejamento Sucessório?
Esse planejamento consiste em diversos instrumentos legais destinados a organizar, enquanto o indivíduo está vivo, a distribuição de seus bens e patrimônios após sua morte.
O objetivo principal é minimizar os custos fiscais sobre propriedades e bens, garantir que os bens sejam distribuídos conforme a vontade do titular e prevenir conflitos familiares. Além disso, esse processo elimina custos e burocracias associados ao inventário.
Qual objetivo do planejamento sucessório?
O propósito do planejamento sucessório é coordenar, enquanto ainda em vida, a distribuição dos bens e patrimônios que serão legados como herança, visando diminuir os encargos fiscais sobre propriedades e bens, e assegurar que os bens sejam divididos conforme a vontade do titular, prevenindo futuros conflitos familiares.
Ademais, o planejamento sucessório procura reduzir os custos de inventário, eliminar a indisponibilidade dos bens, diminuir os impostos, evitar tensões familiares e agilizar os procedimentos legais.
Há diversas ferramentas para a sucessão patrimonial, como testamentos, planos de previdência privada, seguros de vida e holding familiar, possibilitando ao titular dos bens escolher a alternativa mais adequada às suas necessidades e objetivos.
Independentemente da opção selecionada, o planejamento sucessório representa uma maneira segura de preservar o patrimônio e garantir uma transição tranquila dos bens para os herdeiros.
Quais são as vantagens de um plano de sucessão?
Redução de custos de inventário
Eliminação da inacessibilidade aos bens
Redução de custos tributários
Eliminação do desgaste familiar
Acelerar os trâmites judiciários.
Mecanismos para a sucessão patrimonial
- Testamento
- Plano de Previdência Privada
- Segura de Vida
- Holding Familiar
- Fundos Imobiliarios
- Fundo Exclusivo
- Investimentos Offshore
Entenda a tributação na transmissão de bens por herança
Imposto sobre Transmissão inter vivos de Bens Imóveis (ITBI)
Imposto de Renda (IR)
Imposto de Transmissão Causa Mortis ou Doação (ITCMD)
Como fazer o plano sucessório
Planejamento sucessório é um instrumento que depende de alguns conhecimentos específicos de diversas áreas, como a jurídica, financeira e de direito da família, por exemplo. Para dar início ao um planejamento sucessório consistente, é altamente recomendado buscar assessoria especializada.
Além de contar com auxílio especializado, há algumas dicas que podem ser valiosas na hora de garantir o sucesso do planejamento sucessório. São elas:
- Comece o planejamento o quanto antes possível;
- Registre todos os instrumentos que for utilizar, documentando tudo;
- Tenha bem definidos em mente seus beneficiários;
- Envolva os familiares no planejamento, evitando conflitos e divergências;
- Considere incluir uma cláusula de incomunicabilidade, ou seja, que os bens herdados não sejam considerados em partilha de casamento com comunhão de bens.